O mês de Dezembro acabou de chegar e, com ele, vêm aí momentos de amor, alegria, partilha, festividades em família e em comunidade, brilho, luz e enfeites por todo o lado. No entanto, também se aproximam alguns perigos que nunca é demais recordar e que exigem cuidados acrescidos com os nossos animais de estimação.
Plantas típicas da época natalícia
As pantas típicas da época natalícia, como por exemplo a planta estrela de natal e o azevinho são muito bonitas para decorar as nossas casas. No entanto, são tóxicas para os animais de estimação. Quando ingeridas, podem causar transtornos gastro-intestinais ou neurológicos. Esteja atento a sinais como apatia, dor abdominal, vómitos, diarreia, febre, tremores musculares, descoordenação motora, e se suspeitar que o seu animal pode ter ingerido este tipo de plantas, contacte o seu veterinário assistente de imediato.
Árvore de Natal
Se usa uma árvore de Natal natural, deve ter em atenção que os pinheiros naturais têm agulhas que, por serem pontiagudas e finas podem perfurar o globo ocular ou as patas e, se forem engolidos pelo animal, podem perfunrar um órgão interno. No entanto, se usa uma arvora artificial, tenha em atenção que o seu material pode ser tóxico para o animal caso seja ingerido acidentalmente. Deve evitar enfeites de material quebrável, pois podem partir e ferir o seu animal de estimação. Os enfeites quando ingeridos, inteiros ou mastigados, ao passar pelo tubo digestivo podem causar lesões como irritação, úlceras, perfuração da mucosa gastrointestinal ou mesmo obstrução. As luzes despertam a curiosidade dos animais, levando a que roam, puxem e trepem as árvores, o que pode provocar um choque electrico e consequentemente queimaduras da língua e lábios ou alterações metabólicas e neurologicas graves. Além de se poderem enrolar nos fios e cordões causando um enforcamento.
Presentes
É tradição colocar os presentes no chão à volta da árvore de natal. As embalagens de cartão, plástico, papel, as fitas e os laços atraem muito o seu animal de estimação. Se o animal ingere fitas de enbrulhos ou pedaços de meias usadas para colocar presentes, estes objectos podem causar graves transtornos gastrointestinais que em casos extremos podem ser fatais. Para prevenir acidentes indesejáveis, evite o acesso do seu animal aos presentes e não deixe os sacos e papéis de embrulho espalhados depois de abrir os presentes. O seu animal de estimação pode roê-los e até mesmo engolir.
Alimentos Perigosos
Durante esta época é tradição ter as mesas cheias de petiscos e doces tradicionais. Todas estas iguarias são uma tentação muito grande para os nossos animais e, por vezes, os donos não resistem e partilham os seus petiscos e doces com as suas mascotes. Deve ter em atenção que estes alimentos típicos são perigosos para a saúde do seu animal. Não dê da sua comida ao seu animal pois estes alimentos são demasiado ricos, gordurosos ou temperados podendo representar grandes complicações gastrointestinais para os seus animais. Prefira comprar uma “guloseima” saudável própria para a sua espécie. O queijo da serra tem uma dose excessiva de gordura que sobrecarga o trato digetivo do animal. Dependendo da dose ingerida pode causar desde diarreias até transtornos que obrigam a uma visita ao Médico Veterinário. O chocolate é tóxico para os animais, podendo em alguns casos levar à morte. Os sintomas variam desde agitação, hiperactividade, diarreia, vómito, hemorragia gastrointestinal, convulsões, arritmias, aumento da temperatura corporal e aceleração do ritmo respiratório. Os doces têm uma dose excessiva de açúcar que um animal não tem capacidade de controlar a nível metabólico. Mantenha os pratos de doces fora do alcance de qualquer animal e resista à tentação de lhos dar. A melhor cura é a prevenção!
Velas
Se usar velas ornamentais, certifique-se que estas estão fora do alcance do seu animal de estimação pois facilmente podem ser derrubadas. Coloque-as em locais de difícil acesso e não as deixe acesas sem vigilância. Podem ser um perigo tanto para o animal como para todos os membros da família (risco de queimaduras e de incêndio). Tenha atenção que alguas velas perfumadas e incensos podem provocar alergias em determinadas espécies animais.
Fogo de Artifício
Mantenha o seu animal de estimação o mais longe possível do fogo de artifício. Algumas espécies, como por exemplo os cães têm uma audição muito mais sensível do que a dos humanos pelo que o barulho do fogo de artifício pode deixá-los bastante assustados.
Apesar de alguns cuidados acrescidos, esta é uma época para viver e apreciar num clima único e típico de um ambiente natalício por isso, a equipa da VetExóticos e da Xpet desejam a todos os seus clientes e seguidores um Feliz Natal e um Próspero 2019.